Portugal

2012
Lisboa, «O jardim medieval – o hortus conclusus», Colóquio “Flores”, Grupo Interdisciplinar de Estudos Portugueses – Centro de História da Cultura/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Lisboa, «A desordem perante a ausência de vinho – a dor da abstinência», Colóquio internacional “Nunc est Bibendum. Vinho, identidades e artes de viver”, Instituto de Estudos Medievais, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2010
Lisboa, «O auto retrato permanece a única eternidade possível», Colóquio “Arte e Melancolia”, Instituto de Arte Contemporânea (IHA-EAC) e Centro de Comunicação e Linguagens (CECL), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2010
Loulé, «Livro de Cozinha da Infanta D. Maria», Biblioteca de Loulé.

2009
Novembro, «O salto mortal», Congresso Internacional Rafael Bordalo Pinheiro no seu tempo, Instituto de Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

«”Um farsa de folgar”, o Aprendizagem a Fidalgo», Congresso Internacional D. Francisco Manuel de Melo – Mundo é Comédia , Instituto de Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

«Folares rituais com encenação divina na obra de Josefa de Óbidos e de seu pai Baltasar Figueira», Congresso Internacional D. Francisco Manuel de Melo – Mundo é Comédia, Instituto de Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2007
«Não peques na lei, mão temerás rei», Colóquio Imago, Universidade Nova de Lisboa.

2004
Lisboa, «Análise de Maria Parda como figura de Quaresma».

2003
Lisboa «O corpo do pobre, o abominável traje da alma no Auto de São Martinho de Gil Vicente», Colóquio O corpo e o gesto na Idade Média (11 a 15 de Novembro de 2003).

Lisboa «A pulha, a guerra amorosa no Auto Pastoril Português», in IX Encontros Interdisciplinares da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Lisboa, Gil Vicente e as artes plásticas, 4 de Novembro, Curso Livre organizado pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, curso livre «Os Clássicos Revisitados».

Lisboa, «Gil Vicente: o local da representação do mito», X Encontros da Universidade Nova de Lisboa , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

2002
Lisboa “Texto dramático e artes plásticas”, conferência realizada no âmbito do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, “Enciclopédia e Hipertexto”, Fundação para a Ciência e Tecnologia, dirigido pela Profa. Olga Pombo, 26 de Junho.

Lisboa “Medir o tempo, medir as estações – a farsa vicentina e o Carnaval», VIII Encontros Interdisciplinares da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2001
Lisboa “Melancolia, humores e rituais carnavalescos no ‘Auto dos Físicos’ de Gil Vicente”, VII Encontro Interdisciplinar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

1998
Lisboa “O traje da alteridade como marca de espaço e de território – Baltasar, o rei mago de Viseu”, Espaço, Fronteiras, Transições, 4º Encontro Interdisciplinar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Lisboa “Simbolismos do pão e atributos alimentares na obra de Gil Vicente”, conferência proferida no âmbito do Núcleo Científico de Estudos Medievais da FCSH/UNL.

1997
Lisboa Interveniente em Falas da Terra, Ecologia e tradição, curso sobre o ambiente na literatura tradicional oral portuguesa, Palácio de Fronteira, organização da Profa. Doutora Ana Paula Guimarães (1 e 16 de Março). Tem a seu cargo os comentários interdisciplinares sobre a alimentação na poesia tradicional e oral.

Lisboa “Introdução ao teatro de Gil Vicente”, curso de Língua e Literatura Portuguesas, Universidade Nova de Lisboa (9 de Julho).

1996
Lisboa “Para uma nova leitura iconográfica d”’O Inferno’ do Museu Nacional de Arte Antiga”, Os Sentidos e o Sentido. Literatura portuguesa em debate, homenageando Jacinto do Prado Coelho, colóquio realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, 18-19 de Janeiro de 1996, organização de Anna Hatherly e Silvina Rodrigues Lopes.

Lisboa “Comer em Portugal no fim da Idade Média – texto e imagem”, Universitas Gratiae, 29 de Junho.

1995
Lisboa “O corpo revestido – traje celeste na obra de Grão-Vasco”, Casa Veva de Lima.

Lisboa “Texto e música”, orientação de um debate do curso livre organizado pelo Departamento de Românicas na Universidade Nova de Lisboa, Diálogos entre a literatura e as outras artes, com a participação de Yvette K. Centeno, Ruy Vieira Nery, Mário Vieira de Carvalho e Nuno Vieira de Almeida (17 de Janeiro).

Lisboa “Gil Vicente e as artes plásticas”, Encontros Interdisciplinares, Identidade, Tradução e Memória, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (23-27 de Outubro).

1994
Viseu “A linguagem do traje na obra de Grão-Vasco”, colóquio sobre Vasco Fernandes, Museu de Grão-Vasco.
Lisboa “O Inferno do Museu Nacional de Arte Antiga – para uma nova abordagem”, I Encontro sobre Pintura Antiga, Mestres e Oficinas em Lisboa (séculos XV-XVIII), Museu de São Roque (27-28 Maio).

1993
Lisboa “Do texto à imagem, uma leitura iconográfica da obra de Gil Vicente”, curso livre Modos de Ler, organizado pelo Departamento de Românicas da Universidade Nova de Lisboa, Fevereiro.

1992
Lisboa “O traje na pintura de Vasco Fernandes”, Palácio da Ajuda.

Lisboa “Códigos vestimentares na pintura portuguesa do Renascimento”, Congresso Internacional de História da Arte, Fundação Calouste Gulbenkian (24-31 de Outubro).

1990
Viseu “O embelezamento do corpo na obra de Gil Vicente. Estudo lexical dos termos de cor (corpo e traje)”, colóquio sobre Grão-Vasco, Museu de Grão-Vasco.

1989
Lisboa “O Parvo e o ‘mundo às avessas’ na obra de Gil Vicente – Algumas reflexões”, Em Torno da Obra de Gil Vicente, Teatro da Cornucópia.

1976
Lisboa “Algumas reflexões sobre a música na obra de Gil Vicente”, Sociedade de Língua Portuguesa.

Estrangeiro

2010
Gießen, Alemanha, «Carnaval dans le thèâtre: le “Parvo”», XIII th Triennial Colloquium of the SITM – Société Internationale pour l´Étude du Théâtre Médiéval, Société Internationale pour l´Étude du Théâtre Médiéval (SITM).
Paris, «Quaresma e Carnaval», Societé De Honesta Voluptate,

2003
Paris «Analyse du Livre de Cuisine de D. Maria», Séminaire Société des amis de Jean-Louis Flandrin, École Pratique
des Hautes Études.

Tours Première Université Européenne d’Été : «Histoire et Culture de l’Alimentation», 15 – 21 de septembre.

2001
Groningue “Vêtement et théâtre”, Société pour l’étude du théâtre médiéval européen, 2-7 de Julho de 2001.

La Coruña “A repressão do corpo na pintura portuguesa do Renascimento”, Jornadas de arte sobre represión e intolerância,
16-18 noviembre de 2001, Museo de Belas Artes.

1998
Oxford “Cozinhar é contar uma história – o imaginário alimentar em Gil Vicente”, 5º congresso da Associação de Lusitanistas, Universidade de Oxford, organização e coordenação de T. F. Earle, Oxford.

Odense “La Farce dans l’œuvre de Gil Vicente”, Ninth International Colloquium da Société internationale pour l’étude du théâtre médiéval européen, Dinamarca.

1997
Strasbourg “Le Drapeau portugais, enjeux historiques et symboliques”, Les Rencontres internationales de Strasbourg, Le Parlement européen de Strasbourg (jeudi 22 mai et vendredi 23 mai).

Leeds “O Diálogo da Ressurreição de Gil Vicente”, International Medieval Congress (14-17 de Julho).

1996
Aix-en-Provence “Manger et boire au Portugal à la fin du Moyen Age”, Banquets et manières de table, CUER MA (22-24 de Fevereiro).

Oxford “Cozinhar é contar uma história. O imaginário alimentar em Gil Vicente”, 5º congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Christ Church (1-8 de Setembro).

1995
Toronto “Le Carnaval dans l’œuvre de Gil Vicente”, colóquio internacional da Société pour l’étude du théâtre médiéval européen (1-7 de Agosto).

Le Puy-en-Velay “Du texte à l’image : symbolisme et mise en scène de la ville de Lisbonne dans les représentations de Lisbonne au XVIe siècle”, colloque du Roi Oiseau La ville au XVIe siècle (11-12 de Setembro).

1994
Aix-en-Provence “La Violence contenue du ‘Parvo’ vicentin”, La Violence dans le monde médiéval, colloque du Roi Oiseau, CUER MA, Março.

Le Puy-en-Velay “Vasco Fernandes, peintre portugais de la Renaissance et l’Europe”, L’Europe et les Européens au XVIe siècle, colloque du Roi Oiseau (12-14 de Setembro).

1993
Aix-en-Provence “La Nave va – la barque à la fin des temps chez Gil Vicente”, Fin des temps et temps de la fin dans l’univers médiéval, colóquio organisado pelo CUER MA.

1992
Lausanne Convidada pelo Professor Michel Pastoureau para participar no colóquio: “Regards croisés sur la couleur” (25-27 Junho). Título da conferência: “Se faire beau sur scène, couleur et beauté dans l’œuvre de Gil Vicente”.

Girona “Les Cérémonies paradramatiques au Portugal avant Gil Vicente”, VIIè col.loqui de la “Société internationale pour l’étude
du théâtre médiéval (29 de Junho-5 de Julho).

Le Puy-en-Velay “Images et condition de la femme chez Gil Vicente – Vieillesse et Jeunesse”, La femme au XVIe siècle, colloque du Roi Oiseau (14-15 septembre 1992).

Paris “Images du sabbat et figures de magiciennes dans l’œuvre de Gil Vicente”, Le sabbat des sorciers, XVe-XVIIIe siècles, Ecole normale supérieure de Paris (4-7 de Novembro).

1990
Avignon Convidada pela Professora Madeleine Lazard (professora na Université de la Sorbonne Paris – IV), para participar no colóquio Théâtre et spectacles, hier et aujourd’hui, 115e Congrès national des sociétés savantes, com a comunicação: “La Sorcière et l’Entremetteuse dans l’œuvre de Gil Vicente”, França.

Kalamazoo Convidada pela Professora Francesca Canadé Sautman, Hunter College de Nova Iorque, para participar no 26th International Congress on Medieval Studies, Michigan (Maio 9 a 12), USA. Título da conferência : La Trichologie chez Gil Vicente.

Chambery “Les Jeux à l’Église et à la cour portugaise pendant le XVe siècle”, Colóquio Jeux, sports et divertissements au Moyen Age et à l’Age Classique, 116e Congrès national des sociétés savantes, França.

1988
Paris “Les Instruments de musique dans l’œuvre de Gil Vicente”, conferência realizada na Université de la Sorbonne (Paris – IV), seminário do Professor Paul Teyssier.

1977
Paris “Le Réalisme de Caravaggio”, conferência na Ecole pratique des hautes études.

1976
Paris “Annibal Carrache et le paysage italien”, conferência num seminário sobre paisagistas italianos, Paris, Ecole pratique des hautes études.

1973-1982
Paris Conferências e seminários sobre vários temas da arte portuguesa, com particular incidência na arte do Renascimento, no âmbito da Université de la Sorbonne, e da Ecole pratique des hautes études, assim como noutras instituições.