Artigos

[no prelo]
«Making sense of their senses: a new look at the still lifes of Josefa de Óbidos and her father Baltasar Gomes Figueira».

2011
«Le Jeu et l’accessoire», in BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie, HÜE, Denis, KOOPMANS Jelle, Mélanges en honneur du Professeur Michel Rousse, Rennes, Classiques Garnier, 2011, pp. 189-203.

«Uma audiência labiríntica teatralizada – Henrique da Mota e o Processo de Vasco Abul», in CALDERÓN, Manuel, CAMÕES, José, SOUSA, José Pedro (Orgs.), Por s’entender bem a letra, homenagem a Stephan Reckert. Lisboa, INCM, 2011, pp. 553-560.

«Encenação de Terça-feira de Entrudo na corte – o ´Auto dos Físicos´de Gil Vicente», in BUESCO, Ana Isabel e FELISMINO, David (coords.), A mesa dos reis de Portugal, apresentação de Maria Helena da Cruz Coelho, Lisboa, Círculo de Leitores, pp. 217-230.

«A melancolia do autoretrato», in ACCIAIUOLI, Margarida e BABO, Maria Augusta (coords.), Arte e Melancolia, Lisboa, Instituto de História da Arte, Estudos de Arte Contemporânea, Centro de Comunicação e Linguagens, pp. 231-237.

2010
«L´absence de table – le jeûne de la vieille de Carême», in Être à Table au Moyen Âge, études réunies et présentés par Nelly Labère, Madrid, Casa Velasquez, pp. 103-110.

2009
«Representações literárias do código do vestuário na obra vicentina», in Estudos em homenagem a Jorge Crespo, Castro Verde, 100 Luz, pp. 281-298.

«Metáforas alimentares no teatro quinhentista», in BARATA, Maria do Rosário Themudo e KRUS, Luís (dirs.), ANDRADE, Amélia Aguiar, FERNANDES, Hermenegildo e FONTES, João Luís (coords.), Olhares sobre a história: estudos oferecidos a Iria Gonçalves, Casal de Cambra: Caleidoscópio, pp.787-797.

2008
«Tu não viste nada em Hi-ro-shi-ma, Hi-ro-shi-ma é o teu nome», in Os Filmes da nossa casa, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa.

2007
«Sibila Cassandra», in Auto da Sibila Cassandra, organização, tradução e notas de Alexandre Soares CARNEIRO e Orna Messer LEVIN, apresentação de Cleonice BERARDINEELLI, ensaio de Leo SPITZER, São Paulo: Cosac & Naify Edições.

«O combate entre o Carnaval e Quaresma no ‘Auto dos Físicos´ de Gil Vicente», in MENESES, Avelino de Freitas de e COSTA, João Paulo Oliveira e (coords.), O Reino, as ilhas e o mar-oceano. Estudos em homenagem a Artur Teodoro de Matos, 2 vols., Ponta Delgada/Lisboa: Universidade dos Açores, Centro de História de Além-Mar, vol.1, pp.99-114.

2004
«Comida em Portugal no limiar do Mundo Novo», in VILARINHO, António Júlio (coord.), A Volta da Mesa, Lisboa: IEFP, pp.33-37.

«Entre a Antiguidade e os Tempos Modernos – A propósito da comida nos Contos Populares e no Cancioneiro Popular», in GUIMARÃES, Ana Paula, BARBOSA, João e FONSECA, Luís Cancela da (orgs.), Falas da Terra – Natureza e Ambiente na Tradição Popular Portuguesa, Lisboa: Colibri/Instituto de Estudos de Literatura Tradicional.

2002
«O “Auto dos Físicos” de Gil Vicente e o comentário médico de Maximiano Lemos», in ALVES, Manuel Valente (coord.), Imagens Médicas. Fragmentos de uma História, Porto: Porto Editora, 2002, pp.284-296.

1999
«O tempo do silêncio – O diálogo da Ressurreição de Gil Vicente», in Tempo, Temporalidades, Duração, n.º 12, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pp. 373-385.

«Le Carnaval, le Parvo et le monde à l´envers dans l´oeuvre de Gil Vicente», in EISENBICHLER, Konrad e HÜSKEN, Wim (Eds.), Carnival and the Carnivalesque: The Fool, the Reformer, the Wildman, and Others in Early Modern Theatre, Amsterdam-Atlanta, Editions Rodopi [Ludus: Medieval and Renaissance Theatre and Drama, 4], pp. 165-182.

1997
«Para uma nova leitura iconográfica d´”O Inferno” dp Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa», in Os Sentidos e o Sentido, Literatura e Cultura Portuguesas em Debate. Homenageando Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Cosmos, pp. 167-183.

1992
«La Symbolique des poils et des cheveux au XVIe siècle au Portugal à partir du théâtre de Gil Vicente», in Medieval Folklore, New York, vol. II, pp. 67-86.

Actas

2011
«Folares rituais com encenação divina. A Melancolia ou a medida dos sentidos na obra de Josefa e de seu pai Baltasar», in MONTEIRO, Maria do Rosário e PIMENTEL, Maria do Rosário (coords.), Colóquio Padre António Vieira. O Tempo e os seus Hemisférios, Lisboa, Colibri, pp. 217-230.

«Encenação de terça-feira de Entrudo na corte – o ‘Auto dos Físicos’ de Gil Vicente», in BUESCO, Ana Isabel, FELISMINO, David (Coords.), A mesa dos reis de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2011, pp. 318-335.

2010
«L’absence de table – le jeûne de la vieille de Carême», in Être à Table au Moyen Âge, études réunies et présentés par Nelly Labère, Madrid, Casa Velasquez, 2010, pp. 103-110.

«Dádiva» [artigo para Michel Pastoureau], in Colóquio sobre a Cor, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 339-340.

2006
«O Corpo Glorioso do Pobre no Auto de São Martinho de Gil Vicente», in BUESCO, Ana Isabel, SOUSA, João Silva de e MIRANDA, Maria Adelaide (coords.), O Corpo e o Gesto na Civilização Medieval, Actas do Encontro (11-13 de Novembro de 2003), Lisboa, Edições Colibri/Núcleo Científico de Estudos Medievais/Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, pp. 349 e ss.

2004
«O embelezamento do corpo em Gil Vicente», in CORREIA, Alberto (coord.), Vasco Fernandes, pintor renascentista de Viseu, Actas do Simpósio (Viseu, 20-23 Novembro 1991), Viseu: Grupo de Amigos do Museu de Grão Vasco, pp.110-130.

1999
«Magiciennes et sorcières vicentines. La magie du verbe et le pouvoir de la parole», Université d´Aix-en-Provence, colloque du CUERMA, Sénéfiance, n.º 42, pp. 409-421.

1998
«Cozinhar é contar uma história. O imaginário alimentar em Gil Vicente», in EARLE, T. F. (Org. e Coord.), Actas do 5º Encontro da Associação Internacional de Lusitanistas, Oxford-Coimbra, Universidade de Oxford, pp. 1187-1200.

1997
«A mesa é uma construção simbólica – comida e devoção na pintura portuguesa do Renascimento», in O conceito de representação, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, (18-22 de Novembro de 1996), pp. 485-499.

1996
«Manger et boire au Portugal à la fin du Moyen Age – texte et image», in Banquets et manières de table au Moyen Age, Actes du colloque à l´Ecole normale supérieure Fontenay-Saint-Cloud, Aix-en-Provence, CUERMA, Sénéfiance n.º38, pp- 93-123.

«Les cérémonies paradramatiques au Portugal au XVIe siècle», in MASSIP, Francesc (Ed.), Formes Teatrals de la Tradició Medieval, Actes del VIIè colloqui de la Société Internationale pour l´étude du théâtre européen, Barcelona, Institut del Teatre, pp. 189-194.

«Gil Vicente e as artes plásticas», in Encontros interdisciplinares. Identidade, Tradução e Memória (23-27 de Outubro de 1995), Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pp. 281-297.

«Du Texte à l´image: symbolisme et mise en scène de la ville dans les représentations de Lisbonne au XVIe siècle», in La Ville au seizième siècle, Le Puy-en-Velay (11-12 septembre 1995), Imprimerie nationale, pp. 69-78.

1995
«Vasco Fernandes, peintre portugais de la Renaissance et l’Europe», in L’Europe et les Européens au XVIe siècle, Actes du colloque du Roi Oiseau, Le Puy-en-Velay (12-14 septembre 1994), Imprimerie nationale, pp. 129-143.

1994
«Se faire beau sur scène. Couleur et beauté dans l’œuvre de Gil Vicente», in La couleur, regards croisés sur la couleur du Moyen Age au XXe siècle, Paris, Cahiers du Léopard d’or, n° 4, pp. 47-62.

«La Violence contenue du Parvo vicentin», in La Violence dans le monde médiéval, Aix-en-Provence, CUERMA, Sénéfiance nº 36, pp. 365-376.

1993
«La Nave va – la barque à la fin des temps chez Gil Vicente», in Fin des temps et temps de la fin au Moyen Age, Aix-en-Provence, CUERMA, Sénéfiance nº 33, pp. 329-342.

«Jeux d’Église et jeux de cour dans le Portugal du XVe siècle», in Jeux, sports et divertissements au Moyen Age et à l’âge classique, Actes du 116e Congrès national des sociétés savantes (Chambéry, 1991,) Paris, Editions du CTHS, pp. 281-289.

«Images et condition de la femme chez Gil Vicente – Vieillesse et Jeunesse», in La Femme au XVIe siècle, Actes du colloque du Roi Oiseau, Le Puy-en-Velay (14 et 15 septembre 1992), Imprimerie nationale, Le Puy-en-Velay, pp. 93-105.

«Images du sabbat et figures de magiciennes dans l’œuvre de Gil Vicente», in JACQUES-CHAQUIN, Nicole e PRÉAUD, Maxime (Dirs.), Le Sabbat des sorciers, XV-XVIIIe siècles, Actes du colloque à l’Ecole normale supérieure Fontenay-Saint-Cloud (novembre, 1992), Paris, Editions Jerôme Millon, pp. 317-329.

1992
«O Parvo e o mundo às avessas – algumas reflexões», in Em torno de Gil Vicente, actas do colóquio, Teatro da Cornucópia (1989), Lisboa, ICALP, pp. 87-101.

1991
«La Sorcière et l’Entremetteuse dans l’œuvre de Gil Vicente», in Théâtre et spectacles, hier et aujourd’hui, Actes du 115e Congrès national des sociétés savantes tenu à Avignon (9 avril 1990), Paris, Editions du Comité des travaux historiques et scientifiques,
pp. 165-179.

Dicionários

[no prelo]
«Dicionário de personagens de Gil Vicente».

1996
«António Ferreira», in Dicionário de Literatura Portuguesa, direcção do Professor Álvaro Manuel Machado, Lisboa, Editorial Presença, pp. 185-186.

«António José da Silva», in Dicionário de Literatura Portuguesa, direcção do Professor Álvaro Manuel Machado, Lisboa, Editorial Presença, p. 453.

Livros

2013
Le corps et le vêtement. Mythes, rituels et saisons. Lisboa, Centro de História da Cultura/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2010
Trilogia Vicentina: A encenação da comida na obra Vicentina. Lisboa, Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2007
Triologia Vicentina: A roda do tempo. O calendário folclórico e Litúrgico no teatro de Gil Vicente. Lisboa, Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2006
Trilogia Vicentina: Léxico do traje e adornos do teatro de Gil Vicente. Lisboa, Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

1999
Traje e Pintura. Grão-Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu. Prefácio de Michel Pastoureau. Lisboa, Editorial Estampa.

1998
Paredes de Pangim, Velha-Goa (com textos de Ana Hatherly e Nuno Júdice). Lisboa, Assírio e Alvim.

1993
A palavra e a Imagem. Ensaios sobre Gil Vicente e a Pintura Quinhentista. Lisboa, Editorial Estampa.

Auto de Dom André. Leitura, apresentação, regularização do texto, notas e glossário. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

1992
Do essencial ao supérfluo. Estudo lexical do traje e dos adornos em Gil Vicente. Lisboa, Editorial Estampa [2ª Edição, 1997].

Periódicos

2007
«Análise de Maria Parda como figura de Quaresma», Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.º19, Edições Colibri.

2006
«Carnaval/Carême – Le combat entre le gros et le maigre dans la Farce des Physiciens de Gil Vicente», European Medieval Drama, vol. 10, Turnhout: Brepols Publishers, pp.149-165.

2005
«Combate Carnaval e Quaresma no “Auto dos Físicos” de Gil Vicente», Anuario de Estudios Filológicos, Vol.XXVIII, pp.229-247.

«A “pulha”, a guerra amorosa no Auto Pastoril Português», Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.º 16: A Guerra. In Memoriam Luís Krus (1954-2005), Lisboa: Edições Colibri/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 271-279.

«O espaço de representação da festa», Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.º 17: A Festa, Lisboa: Edições Colibri/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 209-218.

«Maria Parda – O Jejum da Velha de Quaresma», Revista da Beira Alta, vol.LXIV, (1º e 2º trimestres), fasc. 1 e 2, pp.193-202.

2004
«Medir o tempo, medir as estações – a farsa vicentina e o Carnaval», Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.º 14: Tendências e Perspectivas, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, pp. 252-271.

«Carnaval/Quaresma – o corpo carnavalesco de João Calado no “Auto dos Físicos” de Gil Vicente», Revista da Beira Alta, vol. LXIII, pp. 113-131.

2002
«Images littéraires de la femme dans l’œuvre de Gil Vicente», Lattitudes, nº 14 (Maio), pp.25-29.

«Em torno da pintura portuguesa do Renascimento», Revista da Beira Alta, vol. LXI (1ºe 2º trimestres), pp.155-184 (1ª parte).

«Em torno da pintura portuguesa do Renascimento», Revista da Beira Alta (2ª parte).

«Melancolia e rituais carnavalescos na “Farsa dos Físicos” de Gil Vicente», Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nº 15: Natureza, Técnica e Cultura, Lisboa: Edições Colibri, pp.101-118.

2000
«O silêncio é de ouro – o ‘Auto da Ressurreição’ de Gil Vicente», Lattitudes, n.º 10 [décembre], pp.42-47.

1999
«O traje da alteridade como marca de espaço e de território. Baltasar, o rei mago de Viseu», Espaço, Fronteira, Transições, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Edições Colibri, pp. 257-272.

«Le Drapeau portugais, enjeux historiques et symboliques, contribution à son étude», Les Recontres internationales de Strasbourg (Parlement européen de Strasbourg), “Drapeaux et couleurs de l´Europe” (jeudi 22 mai et vendredi 23 mai 1997), in Vexillacta (périodique trimestriel édité par le CIVIC), Centre d´information vexillologique, n.º 3 [mars], pp. 15-16.

1998
«O traje da alteridade – Baltasar, o rei mago de Viseu», Revista da Beira Alta, Vol. LVII, fascículos 3-4, pp. 391-404.

«A comida como construção simbólica na pintura portuguesa do Renascimento», Revista da Beira Alta, Vol. LVII, fascs. 1-2,
pp. 209-224.

1996
«Vasco Fernandes, pintor do Renascimento e a Europa», Revista da Beira Alta, Vol. LV, fascículos 3-4, pp. 377-394.

1995
«Figuras literárias de magas e imagens do sabat na obra de Gil Vicente», in Revista da Faculdade de Ciências Sociais
e Humanas, nº 8 (número de homenagem ao Professor Morais Barbosa), Lisboa 1995, pp. 297-312.

«Le Discours du costume chez Gil Vicente», in Nouvelle revue du XVIe siècle, Paris-Genève, Librairie Droz, nº 13/2, pp. 165-178.

1994
«Brève bibliographie du théâtre médiéval portugais», European Medieval Theatre, Bulletin de la Société internationale pour l’étude du théâtre médiéval, n° 5, pp. 11-19.

1993
«O corpo, vestido da alma, estudo da simbologia do traje e de certos objectos de civilização na obra de Vasco Fernandes e na oficina de Viseu», Revista da Beira Alta, Vol. LII, fascículos 1-2, pp. 95-116.

1991
«O Triunfo do Inverno», in Vértice, Lisboa, Novembro, n° 44, pp. 67-76.

1982
«Os objectos de civilização no ‘Auto da Barca de Gil Vicente’», Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, 3ª série, nº 88, tomo 2, pp. 3-47.

Traduções

Livre de Cuisine de l´Infante Maria du Portugal. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2008.

Léxico (3º Volume da Tese de Doutoramento).

Tradução e retroversão de filmes (legendagem em português e francês).

Tradução e reformulação da tese de Doutoramento (Francês/Português), para publicação do livro “Do Essencial ao Supérfluo. Estudo lexical do traje e dos adornos em Gil Vicente” (1ª Edição, Lisboa: Editorial Estampa, 1992).

Marguerite Duras, Hiroshima mon amour. Lisboa: Europa-América, 1963 (com Manuel Villaverde Cabral).

Romain Rolland, Vida de Miguel Angelo. Lisboa: Presença do Homem, 1967 (com Manuel Villaverde Cabral).

Morvan Lebesque, Camus por Ele Próprio. Lisboa: Portugália Editora, 1967 (com Manuel Villaverde Cabral).