Memento 93 Rostos
Registo fotográfico de artistas portugueses e fotógrafos nascidos antes de 1960
Centro Português de Fotografia, Porto, 2003
Este livro/exposição representa o resultado de seis anos de trabalho.
Uma aventura começada em Paris no mês de Dezembro de 1997, continuada em Macau, Nova Iorque, Londres, Porto e terminada em Lisboa, em Março de 2003. Como baixo-contínuo, a cidade de Lisboa.
O meu gosto pelas séries, pelo registo, pela memória (gosto que resulta certamente da minha profissão), esteve na origem de trabalhos anteriores: retratos de poetas portugueses e 50 rostos de Macau. Trabalho de arquivista que implica telefonar, deslocar-me, apresentar-me, actividades sempre repetidas. Tal como anteriormente, entrei na casa, no atelier, no local de trabalho dos artistas. Adaptei-me ao espaço que se foi desenhando, ao tempo e à luz que se foi oferecendo. Sem flash. Sempre de improviso, sem encenação. O tempo da sessão fotográfica durou entre 5 a 90 minutos. Daí a aparente falta de unidade.
Este memento não consiste, porém numa recolha exaustiva de rostos de artistas plásticos. Tarefa impossível, essa. Até porque nem todos aderiram. Desejei, isso sim, dar continuidade ao trabalho de pesquisa em torno de séries de retratos, constituindo um leque, o mais alargado possível, de rostos de artistas plásticos portugueses nascidos antes de 1960. No fundo, testemunhar uma época.
Como sempre, neste tipo de actividade, vai-se desenvolvendo uma cumplicidade entre o fotógrafo e o fotografado/modelo/artista. Um cruzamento de olhares. Uma intimidade efémera. Com este livro, espero ter sabido fixar, revelar, expor os rostos que se escondem por detrás das obras.
Nótulas sobre a série de fotografias. A arte do arquivo.
- Preferência temática orientada para os rostos de um «métier» da sociedade portuguesa.
- Realização de um arquivo, de uma série documental, ao oposto das séries de August Sander (Antlitz der Zeit) que cria arquétipos e modelos representativos de uma classe social.
- Fronteira entre a fotografia documentário e documentação fotográfica?
- Este trabalho pertence à que categoria? Permeabilidade de categorias.
- Série que pode constituir a montra de um fotógrafo, com fotografias avulso, sem ligação aparente.
- Arte de estúdio sem estúdio.
- Falsa neutralidade. A ideia de estética está subjacente.
- Fixar os rostos de um grupo, como num álbum de família.
- Criar um arquivo para um museu ou para uma biblioteca.
- Testemunhar, provar, reproduzir.
- Demonstrar. Imortalizar.
- Marcar a presença figurada de uma ausência.
- Privilegiar um momento guardado como memória.
- Banalizar. Relação ambígua: documento? arte?
Maria José Palla, Lisboa-Paris, 2003
(texto publicado em Memento 93 rostos, registo fotográfico de artistas portugueses e fotógrafos nascidos antes de 1960,
Porto: Centro Português de Fotografia, 2003)